Como resultado da grande mobilização ocorrida no dia 05 de julho de 2013, no final da manhã de 01/08/13 o Governo cumpriu a promessa feita e instalou o Grupo de Trabalho que irá tratar sobre a pauta de reivindicação apresentada pela categoria naquela oportunidade. O Grupo de Trabalho terá como pauta, por ordem de prioridade:
1 – Plano de Recomposição salarial até 2018;
2 – Novo Plano de Carreira da Brigada Militar;
3 - Regulamentação do adicional noturno;
4 - A confecção de um novo Regulamento Disciplinar (RDBM).
O Grupo de Trabalho será composto por 05 servidores indicados pelas Entidades, sendo 01 da ABERGS, 01 da ASSTBM, 01 da ABAMF, 01 da AOfSBM e 01 da Federação das Entidades Independentes, bem como, por 05 integrantes do Governo, entre eles o Cel. Freitas, Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Ten. Cel. RR Vargas, da Assessoria da Secretaria de Segurança Pública e o Sr. Fausto Loureiro pela Casa Civil, que ficará responsável pela coordenação dos trabalhos.
De acordo com o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana o grupo também discutirá a desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar, porém para a ABERGS não cabe discutir neste grupo um tema que já foi discutido com o governo dentro de um grupo estratégico durante um ano no periodo de 2011 á 2012, portanto a proposição da entidade é discutir em separado com o governo a concretização da desvinculação até o final do ano.
O Grupo de Trabalho tem como data limite para encerramento o dia 15 de dezembro, todavia na medida em que cada item for sendo definido, o Governo se comprometeu a enviar o respectivo Projeto de Lei em caráter de urgência à Assembleia Legislativa. As decisões do Grupo de Trabalho serão tomadas por consenso, sendo que, nos casos em que houver divergência não superada, será convocado o grande grupo que esteve reunido hoje pela manhã para a tomada de decisão do rumo a ser dado. Na medida em que forem avançando as negociações, a ABERGS e as demais Entidades mencionadas se comprometem a informarem o conjunto dos servidores, salientando desde já, que qualquer outra informação que não partir das Entidades signatárias, não passa de mera especulação com intuito de prejudicar o andamento do processo.
Participaram da reunião pela ABERGS os Coordenadores Ubirajara Ramos e Alex de Sá, pela ASSTBM seu Presidente Estadual Aparício Santellano, o Diretor de Assuntos Políticos e Institucionais Alex Caiel e o Diretor de Comunicação Dagoberto Valteman, além do Presidente da ABAMF Leonel Lucas, do Diretor da ABAMF Jairo Rosa, pela AOFsBM Izaias de Góes e Ouriques, respectivamente presidente e vice da Entidade, e os representantes da FERPM João Domingues e Juarez Cruz de Moura. Representaram o Governo o Sr Chefe da Casa Civil Carlos Pestana, a Chefe Adjunta da Casa Civil Mari Perusso, o Secretário de Segurança Pública Airton Michels e o Cmt Geral da Brigada Militar Cel Fábio Duarte Fernandez, entre outros.