Com o intuito de trazer bases sólidas ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS, a Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, fundou nesta sexta-feira (2), o Instituto Cultural 2 Julho, data escolhida em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro Brasileiro.

O presidente do Instituto Cultural 2 de Julho, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, destacou que a entidade deverá propiciar a construção de uma ideia institucional para que o CBMRS possa estar fortalecido sabendo “quem nós fomos, quem somos e onde queremos ir”. “Queremos que o bombeiro militar esteja junto da sociedade civil organizada, o instituto deve apoiar o fortalecimento institucional do CBMRS”, disse.

O Coordenador geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, destacou que ao longo dos 14 anos o crescimento da ABERGS foi de forma exponencial e com isso se verificou a necessidade da criação do instituto. “O dia de hoje se dá para que possamos cada vez mais solidificar a imagem da instituição Corpo de Bombeiros Militar em diferentes campos da sociedade. Afinal uma instituição com o maior percentual de confiança e credibilidade na nação brasileira, quanto mais capilaridade melhor. E o instituto, tem justamente esse objetivo o de aproximação das ações e imagem do Bombeiro Militar, junto a sociedade gaúcha atuando em diferentes frentes, seja na área social, cultural, técnico-científico e capacitação. ”

Com a presença de inúmeras autoridades, entre elas o Subcomandante Geral do CBMRS, Coronel Otávio Polita Filho, a solenidade marcou a concretização de um objetivo não só da ABERGS, mas que conforme o próprio Coronel ficará marcada na história da Corporação. “O Instituto irá contar toda a história, nos auxiliar na história do CBMRS, tanto no período em que esteve dentro da Brigada Militar, de 1935 até 2014, e para além disso, irá cuidar das pessoas a partir da cultura. ”

Instituições de Bombeiros Militares de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente a partir da FUNDABOM – SP, e o Instituto Salvar – MG, enviaram mensagens parabenizando a associação pela iniciativa, e destacando o trabalho da ABERGS no Rio Grande do Sul, em prol do fortalecimento do CBMRS e em defesa dos direitos dos Oficiais e Praças da Corporação.

Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS – TJM/RS, Amilcar Fagundes; o presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcellos, Roberto Alexandre dos Santos; além do diretor do departamento de Segurança e Proteção contra Incêndio do CBMRS, Alexandre Pires Bittencourt; o diretor da Academia de Bombeiro Militar, Coronel Estevam Camargo Rodrigues; o Corregedor geral do CBMRS, Tenente Coronel Alexandre Sório Nunes; o Comandante do 1° BBM, Tenente Coronel Ederson Lunardi; representando a Companhia Especial de Busca e Salvamento, Capitã Cátia Cilene Gonçalves; representando o Comando do 2° BBM, Capitão André Borges; presidente da Associação dos Amigos do Museu da BM, Coronel Jerônimo Carlos Santos Braga; Membro da Academia de Letras do Brasil/RS, Tenente Coronel Paulo Franquilin Pereira; Academia Brigadiana de Letras, sr. Alberto Afonso Landa Camargo; presidente da Academia de Belas Artes do RS e vice-presidente da Academia Literária, sra. Bernadete Saidelles; e presidente da Fundação Maçônica Educacional, sr. Carlos Adriano Duarte Medeiros.

Fazem parte do instituto, além do presidente Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, o vice-presidente, 1° Tenente Lino Damião Aguiar; 1° Tesoureiro, Tenente Coronel Rafael Barcellos Venturella; 2° Tesoureiro, 2° Sargento Eduardo Dellagnese de Aguiar; 1° Secretário, Tenente Coronel Daniel da Silva Adriano e o 2° Secretário/a, 2° Sargento Liziane Ribeiro Bacchi.

Do Conselho Fiscal fazem parte: Roger Luis Martins, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos, 2° Sargento Roger Luis Martins, 2° Sargento Francisco Leandro de Oliveira Andrade, 2° Sargento Nélvio Rodrigues e o Soldado Gabriel Fontana de Oliveira.

Veja a reportagem clicando AQUI.

 

Lançamento de livro

No final da solenidade, o presidente do Instituto Cultural 2 de Julho, convidou os presentes para o lançamento do livro que conta a história da “Companhia de Bombeiros de Porto Alegre”, que tem como autor o Tenente Coronel Adriano, e será lançado na Biblioteca Pública do Estado, na terça-feira (13).

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!