O Instituto Cultural 2 de Julho, a partir do presidente Ten Cel RR José Henrique Ostaszewski, que também acumula a Coordenação Geral da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, em parceria com a Empresa SolarEdge, apresentou na tarde desta segunda-feira, 8 de janeiro, ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, o projeto piloto do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio em Painéis Solares.
A motivação da criação deste curso é o resultado de um levantamento estatístico que apontou um considerável número de profissionais e bombeiros envolvidos em acidentes, alguns inclusive fatais, no combate a sinistros em placas fotovoltaicas.
A parceria entre o Instituto Cultural 2 de Julho e a Empresa SolarEdge, tem caráter educativo e preventivo, evitando futuras fatalidades no desenvolvimento de serviços de combate a incêndio no nosso Estado.
A iniciativa foi bem aceita pelo Comandante-Geral Cel Estevam que colocou as dependências da Academia de Bombeiro Militar (ABM) à disposição. O curso terá uma duração de 10 horas/aula, com a validação do CBMRS (Corpo de Bombeiros militar RS)e os novos instrutores propagaram os conhecimentos nas suas unidades.
Esteve à frente da elaboração do projeto a 2° Sargento Liziane Ribeiro Bacchi, que tem dupla qualificação, além de bombeira militar é professora de português na rede pública estadual. O Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, presidente do Instituto Cultural 2 de Julho declarou: “É a primeira de muitas iniciativas ,um dos objetivos do instituto 2 de Julho, entre outros, e de proporcionar conhecimento técnico e profissional no sentido de prevenir e mitigar acidentes de trabalho, colaborando na qualificação da nossa tropa“.