Um instrutor de rapel morreu no fim da tarde de sábado (24) durante um evento esportivo em Vespasiano Corrêa, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Idines Tondim, de 26 anos, estava descendo a Cascata Garganta do Diabo, que fica a cerca de 2,5 quilômetros do Viaduto 13, com uma aluna quando ocorreu o incidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Guaporé, que fez o resgate do corpo, Idines e a aluna estavam fazendo a descida juntos. Eles deveriam descer a parede da cascata e, ao chegar no solo, atravessar uma passagem subterrânea para deixarem o local.
O volume de água na passagem costuma ser baixo, mas, com a forte chuva que atingiu o estado ao longo do dia, o nível de água aumentou rapidamente. Idines conseguiu soltar a aluna da corda que pendia os dois. Ela foi levada pela correnteza por dentro do túnel e conseguiu sair do local com vida.
De acordo com os bombeiros, o instrutor não teria conseguido se soltar e acabou se afogando quando a água subiu. Além dos sinais de afogamento, o corpo de Idines apresentava fraturas, o que pode indicar que ele tenha se ferido antes de se afogar.
Um organizador do evento que estava com o grupo no momento do acidente conseguiu retirar o corpo da água. Por ser uma área de difícil acesso, os bombeiros foram acionados para o resgate. A Polícia Civil de Lajeado e a Brigada Militar de Vespasiano Corrêa também estiveram no local.
Por questões de segurança, a região do Viaduto 13 está fechada para visitação do público e para a prática de esportes desde junho de 2017.
Fonte: G1 RS