A Formato Engenharia fez a entrega do projeto do novo quartel do 2º Pelotão de Bombeiro Militar de Itaqui (2º PelBM) que será construído na esquina entre as ruas Dom Pedro II e Afonso Escobar.
Hoje, a corporação mista está instalada em prédio alugado pelo município e conta com um efetivo de 11 bombeiros militares e seis civis auxiliares de bombeiro, cedidos pela administração pública.
A frota é integrada por uma ambulância, 2 caminhões de combate a incêndios, 1 embarcação, 1 viatura administrativa e outra para transporte de materiais.
A apresentação do projeto foi realizada pelos engenheiros civis, Juliano de Lima e Diego Petry, ao prefeito Leonardo Betin e ao vice-prefeito Clóvis Corrêa.
Também participaram do encontro, os comandantes do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Airton Juarez Ickert (11º Batalhão de Bombeiro Militar - 11º BBM – sede em Santo Ângelo); capitão Renan Porsh Messa (3ª Companhia de Bombeiro Militar); e sargento Francisco Leandro de Oliveira Andrade (2º PelBM de Itaqui).
O projeto contempla uma área de 700 m² e a obra será executada em duas etapas, com prazo de conclusão de quatro meses para cada uma delas. A rápida execução se dá pelo uso de concreto pré-moldado.
Há uma estimativa, de custo total da obra, de R$ 1,6 milhão, sendo a primeira fase orçada em R$ 900 mil. O Executivo projeta que a obra seja iniciada ainda nos próximos 90 dias.
A primeira etapa será custeada com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM). O Pelotão de Itaqui deverá passar de ser afeta ao 11º Batalhão para o 10º em Uruguaiana.