Os Vereadores da Câmara Municipal de Jaguarão discutiram sobre uma das principais demandas da corporação do Corpo de Bombeiros que lutam pelo plano de carreira, um tema que vem sendo pauta no Governo do Estado.
Vale salientar que em 2014, a emenda Constitucional Estadual nº 67, emancipou o Corpo de Bombeiros Militar, tornando-o um órgão de Estado e independente da Brigada Militar, cabendo ao Governo do Estado encaminhar à Assembleia Legislativa projeto de lei complementar dispondo sobre a organização básica, fixação de efetivo, enfim, uma legislação para a categoria. Conforme a lei Estadual 15.008/2017 ficou determinado que até o advento de legislação própria, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul permaneça se valendo das leis alusivas a Brigada Militar para nortear seus atos e atividades.
A entidade representativa, a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul - ABERGS, está na luta para a CRIAÇÃO DA CARREIRA PRÓPRIA , para que o CBMRS tenha sua carreira própria, valorizando seus integrantes, suas competências, conhecimento e dedicação, sempre prestando um serviço qualificado ao povo de nosso Estado, bem como, e fortalecer a Instituição, evitando prejuízos aos militares entre a carreira atual e a nova proposta.
Conforme já foi divulgado, o Governador do Estado, bem como o Vice-Governador, juntamente com o Chefe da Casa Civil, em reunião com a ABERGS ratificou que o Corpo de Bombeiros Militar, terá sua Carreira distinta da Brigada Militar. Nesse sentido que os Vereadores da Câmara de Jaguarão manifestaram através de Moção o apoio a categoria para efetivação deste Plano, buscando unir forças com os parlamentares para todos expressarem o apoio para a concretização da legislação própria ao CB. A iniciativa foi do Vereador Lisandro Lenz (PT) e contou com a subscrição dos Vereadores: Isabel Espinoza (PT), Cristiano Cardoso (Cidadania), Fred Nunes (PSB), Luciano Terra (Progressista), Ricardo Pereira (MDB).
Veja a moção clicando AQUI, e documento encaminhado ao Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, clicando AQUI.