O Corpo de Bombeiros de Jaú iniciou a campanha Bombeiro Sangue Bom em apoio ao Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho (HAC). A ação neste ano terá carreatas de conscientização sobre a importância da doação de sangue e plaquetas, especialmente nos meses mais frios, quando há queda no fluxo de doadores.
Com participação dos Remédicos do Riso, grupo de voluntários do HAC, a mobilização será aos sábados: em Jaú, nos dias 23 e 30 de junho, 7 e 31 de julho; e no distrito de Potunduva, no dia 28 de julho. “Nas carreatas, os bombeiros incentivam a doação no Hemonúcleo e iniciativas como essa são essenciais ao bom funcionamento da unidade que abastece 11 hospitais da região”, comenta o hematologista Marcos Mauad.
O médico explica que equipe desenvolve programas que garantem a qualidade dos hemocomponentes utilizados, por exemplo, no tratamento de doenças hematológicas e cirurgias. O serviço também realiza coletas externas para aumentar o estoque de bolsas de sangue. “Essa engrenagem tem peças fundamentais, como os que promovem campanhas para estimular a doação e, principalmente, os doadores voluntários, pois sem eles nada seria possível”.
A doação
Processo simples, a doação tem alguns requisitos para garantir a segurança do doador e do paciente que irá receber a transfusão sanguínea. “Realizamos uma triagem de doadores que segue normas nacionais e internacionais”, destaca Mauad.
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, descansado e alimentado. O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores, devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos somente se já doaram antes dos 60 anos) e portar documento oficial com foto.
A equipe do Hemonúcleo poderá orientar sobre os fatores de impedimento, como amamentação, ingestão de bebidas alcoólicas e utilização de medicamentos.
O Hemonúcleo Regional de Jaú fica no HAC, Rua Dona Silvéria, 150. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e aos sábados, das 7h30 às 12h. Informações pelo telefone (14) 3602-1355.
Fonte: Segs