Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), composta pelo subtenene Pereira, soldado Erivan, soldado Helton e soldado Lucas, resgatou uma cobra Jiboia de aproximadamente 3 metros de comprimento, por volta das 16h30 dessa segunda-feira (23).
Segundo os moradores da localidade, o animal se encontrava entre um colégio e umas resicências.
O resgate
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) de Juazeiro do Norte acionou os bombeiros militares da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/5ºBBM). Imediatamente a guarnição de busca e salvamento se deslocou até o local informado para resgatar a cobra Jiboia.
Assim como, para o resgate da Jiboia foi utilizado uma pinça longa para réptil e luvas de proteção. O animal não apresentou nenhum ferimento aparente. Como também, posteriormente o animal foi entregue no Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) que se localiza no Parque Ecológico das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte.
Prevenção
A princípio, o Corpo de Bombeiros do Ceará, recomenda à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é manter-se distante de todo e qualquer animal silvestre. Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras.
A Jiboia
A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico: Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso País, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.
Em suma, a Jiboia resgatada mediu aproximadamente 3 metros de comprimento e pesava cerca de 15 quilogramas.
Balanço
Em síntese, durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril do corrente ano, em todo o Estado, 3.393 animais resgatados.