Uma serpente da espécie jiboia foi resgatada pelos agentes da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Milita (1ªCia/3ºBBM) de Sobral após ser encontrada no quintal de uma residência na Rua Helena Amaral, no Bairro Alto Novo, na cidade de Meruoca, a 255 quilômetros de distância de Fortaleza. O caso aconteceu no último sábado (16). 

De acordo com os bombeiros, a equipe de busca e salvamento foi acionada por volta das 11h30, pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (CIOPS-Sobral), que informou sobre o achado do réptil em uma casa.

Ao chegar ao endereço, os agentes localizaram a jiboia em um quintal e o animal foi capturado com um bastão retrátil, usado geralmente neste tipo de resgate.

A jiboia foi devolvida à natureza, na Unidade de Conservação Municipal da Serra do Rosário, no município de Sobral.

A jiboia é uma espécie de serpente não peçonhenta, natural das regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul, assim como de algumas ilhas do Caribe. A fêmea, quando adulta, pode pesar de 10 a 15 kg e o comprimento entre 2,1 a 3 metros. Já os machos da espécie podem alcançar até 2,4 metros de comprimento.

Conforme o comandante do quartel de Sobral, o tenente-coronel Moraes, a incidência de ataques de animais peçonhentos aumenta na zona rural. “Na roça, muitas pessoas não usam bota, luva e, quando limpam o terreno ou pegam em madeira não olham direito o local, nas cidades é cada vez mais comum encontrar cobra em motor de carro”, afirma.

No Ceará, segundo o comandante, a maioria das vítimas são homens de seis a 70 anos na zona rural. Ainda de acordo com o major Melo, as ocorrências se dão mais entre 4 e 7 horas da manhã e entre 17 horas e 18h30min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.