Um jovem de 18 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros ao se afogar tentando atravessar a nado na orla de Alter do Chão para a Ilha do Amor em Santarém, no oeste do Pará. O trabalho de resgate foi realizado da manhã do domingo (3). Segundo os Bombeiros, o jovem foi resgatado em estado grave.
Ao g1, o Sargento do 4º GBM, Júlio Cesar Galúcio contou que a equipe foi acionada por volta das 8h20 da manhã por populares informando que havia uma pessoa se afogando.
“Prontamente saímos correndo em direção, mas os catraieiros e amigos da vítima conseguiram tirar do fundo e puxar para a ilha. Quando chegamos o jovem já estava na areia. Fizemos método VOS. Verificamos que tinha pulsação carótida e radial não. Lateralizamos, Colocamos na lancha e trouxemos para a vila”, contou o sargento.
Ainda de acordo com o sargento, o jovem identificado como Josias Machado de Araújo foi levado para a unidade básica de saúde de Alter do Chão em estado grave e posteriormente transferido para a UPA de Santarém.
Populares informaram aos Bombeiros que o jovem estava em um grupo de amigos e há suspeita que eles estavam amanhecidos e sob efeito de bebida alcoólica. Ao g1, a UPA de Santarém informou que o quadro de saúde do jovem é considerado estável.
Dicas de segurança
Atravessar a nado para a Ilha do Amor não é uma prática aconselhável, ainda mais com o início da subida do rio. Por isso, o Corpo de Bombeiros orienta os banhistas quanto à essa prática, confira:
✅ Se beber não se arrisque nadando em locais de grande profundidade;
✅Não nade em locais com correnteza;
✅Não subestime a distância de travessia para a ilha de Alter do chão, pois 75% dos afogados são pessoas que sabem nadar;
✅Se você ver uma pessoa se afogando, ligue 193 e ofereça algum objeto flutuante, não se arrisque caso não tenha boa afinidade com meio líquido, pois você poderá ser mais uma vítima.