Um jovem de 29 anos "travou a coluna" enquanto estava realizando a trilha para subir até a Pedra da Rajada, localizada em Maranguape, no Ceará. O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da noite de terça-feira (1º) para efetuar o resgate, que durou cerca de 16 horas. 

O rapaz estava guiando dois amigos: um homem e uma mulher. Segundo a amiga, eles subiram a serra e "no retorno, durante a descida, o guia sentiu dores na região lombar e 'travou a coluna'”.

Como estava de noite, apenas a luz da lanterna estava iluminando o caminho. Duas guarnições de busca e salvamento foram chamadas ao local. 

O tenente Rodrigo Martim detalhou que “a vítima foi localizada a cerca de 15m de distância do Pico da Pedra da Rajada, cerca de 1000 m de altura”, enfatizou.

RESGATE DE 16 HORAS

Após localizarem a vítima, os bombeiros optaram por realizar o trajeto de descida apenas pela manhã, para ter mais segurança. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também apoiou a operação.

A equipe demorou uma hora para subir até onde o trio estava, e fez uma tenda para proteger o grupo do frio e chuva. Pela manhã, o casal desceu o pico. 

Houve a tentativa de efetuar o resgate aéreo, mas o tempo não permitiu a aproximação, nem a visualização do local em que estavam. Por isso, os agentes colocaram a vítima imobilizada em uma maca e precisaram descer a trilha. 

Na estrada, colocaram o homem em uma ambulância de resgate e logo encaminharam para uma unidade de saúde, onde passou por exames.