Os dois jovens de 20 e 17 anos - que haviam se perdido na Reserva Adolpho Ducke, na Zona Rural de Manaus - conseguiram deixar a área de floresta na manhã desta quinta-feira (24). A informação foi repassada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) nesta manhã. Eles seguiram uma tubulação pluvial e chegaram em uma rua do bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus.

Familiares das vítimas entraram em contato com as equipes do CBMAM na quarta-feira (23). Segundo eles, os jovens acessaram a reserva Duque pela rua Cameron NR 437, do bairro Aliança com Deus, Zona Leste de Manaus. Os bombeiros foram acionados somente as 19h de quarta (24).

Nas primeiras horas desta quarta, os bombeiros deslocaram a equipe do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), que contou com cinco bombeiros e um cão de resgate. Contudo, ao chegar ao local, a dupla já havia conseguido deixar a floresta.

“Eles saíram para tomar banho de igarapé com mais três amigos. Três foram na frente e dois (os que se perderam) foram atrás. Eles se desencontraram e se perderam. O celular deles estava com pouca carga, só deu para avisar que estavam perdidos na floresta”, disse o major Helcio Cavalcante.

De acordo com o major, os jovens não dormiram à noite devido o frio intenso. Pela manhã encontraram uma tubulação de águas pluviais a seguiram até sair na avenida Margarita, no bairro Cidade Nova, Zona Norte. “Eles pediram carona e retornaram para casa”, disse o major.

Outros casos de desaparecimento de pessoas já foram registrados na área: em 2016, um grupo se perdeu no local; no ano anterior, adolescentes ficaram dois dias na reserva; outro caso de repercussão ocorreu em 2015, quando uma família desapareceu na reserva.

Orientações para futuras vítimas

Quem pretende se aventurar em alguma área de floresta, deve seguir algumas indicações para evitar se perder e ou mesmo morrer dentro da mata, sem ser encontrado.

De acordo com o major Helcio, a primeira indicação seria informar a família ou alguém para onde vai, na companhia de quem e a hora que pretende retornar para casa.

“Se dentro da previsão não tiver o retorno, a pessoa que foi informada pode tomar algumas providências. Informar principalmente ao corpo de bombeiros sobre o desaparecimento”, disse o major.

Ainda de acordo com o major, em situação de estar perdido no meio da selva, principalmente à noite, não caminhar pela área até o dia amanhecer, é fundamental.

"Evitar sentar em galhos e folhas secas. Se for tirar uma roupa, quando for vestir, sacudi-la para não ter o risco de ter algum animal peçonhento. Tentar procurar alimento e água, e não entrar em pânico”, disse.

E, quando for necessário caminhar pela floresta, sempre marcar o caminho. “Sempre quebrar galhos para demarcar o local por onde passou, para facilitar as buscas. Se encontrar algum igarapé, a dica é seguir curso só igarapé, sendo que ele vai dar em um rio maior e fica mais fácil de ser encontrado. A dica é não andar por onde não se conhece”, afirmou o Major Helcio.

Fonte: Ive Rylo, G1 AM