LAJEADO | O Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado iniciou sua mudança para o novo quartel, localizado na Rua Nicolau Junges, número 500, no Bairro Montanha. Após pouco mais de um ano em obras, o prédio já está pronto para receber o efetivo, os equipamentos e as viaturas da corporação.

O amplo e moderno espaço conta com área total de 1.036 m², divididos em sala de operações, de atendimento, local de espera, sala de análise de projetos, administrativo, arquivo, alojamentos feminino e masculino, almoxarifado, sala de reuniões, apartamento, auditório para 70 pessoas, cozinha/refeitório, academia, sala de estar, garagem de caminhões e veículos. A estrutura foi erguida com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que destinou cerca de R$ 1,3 milhão ao prédio.

O terreno foi cedido pela Administração Municipal. "Um quartel em boas condições aumenta a satisfação da equipe de trabalho, sendo capaz de atrair e reter os bombeiros que ali trabalham. Além disso, o novo espaço vai proporcionar melhores condições de atendimento para a população que diariamente se dirige ao local para encaminhar Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)", diz o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta. A arquiteta do município Rute Driemeyer e Rafael Reckziegel, engenheiro responsável pelo projeto, atuaram na concretização da ideia.

O comandante do Pelotão de Bombeiros Militares de Lajeado, tenente Valdinei Rosa, conta que acompanhou cada detalhe do projeto e de sua execução. Há mais de três anos no comando do Pelotão, ele explica que o prédio do qual os Bombeiros estão saindo é alugado por mais de R$ 10 mil mensais. "Hoje esse local já não comporta mais a sede, nós estamos improvisando espaços para comportar viaturas, equipamentos, materiais", destaca. Para o comandante, o novo quartel é o mais moderno do Rio Grande do Sul nos dias de hoje.

Acesso facilitado

A nova sede do Corpo de Bombeiros de Lajeado fica em uma rua que tem fácil acesso à BR-386 e à RS-130. Além disso, segundo o comandante Valdinei Rosa, para acessar o Centro, é mais prático ir pela rodovia federal, do que pelo dentro da cidade. "O local foi escolhido pelos próprios Bombeiros, tendo em vista a sua localização estratégica, que propicia tanto o acesso pelas vias principais da cidade quanto pela BR-386", salienta o secretário Rafael Zanatta.
A instalação de um semáforo na esquina da Rua Nicolau Junges com a Avenida Benjamin Constant está em tratativa junto à Prefeitura. "A ideia é que ele seja operado pela nossa Sala de Operações para agilizar a saída da viatura", explica o tenente.

Mudança

A mudança de quartel inicia hoje e deve seguir até o final desta semana. O comandante pede a compreensão da população, mas afirma que nenhuma ocorrência deixará de ser atendida. "Vai ser um pouco complicado com a questão de toda essa parte de telefone e internet. Na quarta e quinta-feira, suspenderemos os serviços de protocolo. Pedimos um pouco de paciência porque com certeza isso vem pra melhorar os serviços para a sociedade."

Pelotão dos Bombeiros Militares de Lajeado

Atende 25 municípios
Efetivo de 37 servidores em Lajeado
Média de 4 a 5 ocorrências diárias
Conta com o Grupo Avançado de Encantado, responsável pelo atendimento de 11 cidades da região alta

Foto: Lidiane Mallmann

Texto: Caroline Garske