A casa de repouso atacada por um enxame em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá funcionar normalmente após a liberação do Corpo de Bombeiros, segundo o advogado Vagner Alves da Silva. O ataque nesta segunda-feira (18) provocou a morte de um idoso de 74 anos. Outras 12 pessoas receberam atendimento médico.

Na noite desta segunda, os bombeiros atuavam na retirada da colmeia afixada em uma árvore. Conforme o advogado, a pedido dos bombeiros, os idosos foram encaminhados para um espaço adequado fornecido pela prefeitura da cidade até a remoção da colmeia.

Para a liberação da casa de repouso, os bombeiros ainda vão fazer uma varredura no espaço para buscar novas colmeias e extinguir qualquer risco aos moradores e trabalhadores do local.

"Assim que os bombeiros liberarem o retorno, os idosos vão voltar para a casa de repouso. O estabelecimento vai funcionar normalmente porque atua de forma regular. Todos os idosos receberam atendimento médico imediato nas unidades de saúde próximas. Espero que amanhã a casa já esteja funcionando, tendo em vista, que os trabalhos dos bombeiros serão realizados com brevidade", disse Vagner.

Ainda conforme o advogado, a casa de cuidados permanentes vai se responsabilizar com os gastos do velório e sepultamento do idoso que morreu no ataque, já que se trata de uma pessoa em situação de rua que não possui parentes conhecidos.

"Estamos aguardando a realização das análises necessárias no corpo desse idoso. A própria associação vai poder realizar o pedido de liberação do corpo e também vai arcar com o velório e sepultamento. Ele era um dos moradores que viviam no local de forma gratuita, por ser morador de rua e não possuir parentes, o estabelecimento realizava esse trabalho de amparo", explicou Vagner.

Feridos

Segundo o advogado, 12 pessoas ficaram feridas no ataque: cinco foram encaminhadas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vespasiano e sete para uma unidade de saúde da cidade. Os que foram levados para a UPA vão ficar em observação por 12 horas, enquanto os demais já foram liberados.