Mais de 100 bombeiros estão, esta segunda-feira, no terreno a combater um total de cinco incêndios florestais. Para as operações de combate às chamas foram ainda mobilizados oito meios aéreos e 26 viaturas.

O distrito de Braga está a braços com dois incêndios: um em Lousado (Vila Nova de Famalicão) e outro em Codeçoso (Celorico de Basto). Em ambos os casos são zonas de mato que estão a arder.

Para o combate às chamas em Lousado foram mobilizados 26 bombeiros com seis viaturas e um meio aéreo. Já o incêndio em Codeçoso exige no terreno a presença de 35 operacionais com cinco veículos e três meios aéreos.

Também no Norte, mas no Porto, as chamas estão a consumir uma zona de mato no Olival, no concelho de Vila Nova de Gaia, o que obrigou à intervenção de 21 bombeiros, três viaturas e u meio aéreo.

Na zona Centro há a registar, às 11h50, um incêndio em povoamento florestal em Pombal, Leiria, que está a ser combatido por 21 operacionais, três veículos e ainda um meio aéreo.

Por fim, no Sul, mais precisamente em São Bartolomeu de Messines, distrito de Faro, há um incêndio a consumir uma zona de mato que conta com 49 operacionais, nove viaturas e um meio aéreo no combate às chamas.

Contas feitas estão em curso cinco incêndios que obrigam à presença no terreno de 161 operacionais, 26 viaturas e oito meios aéreos.

Em fase de conclusão estão 11 incêndios que deflagraram, alguns de madrugada, outros já ao longo da manhã de hoje.

Fonte: País ao Minuto / PATRÍCIA MARTINS CARVALHO