Foi oficialmente aberta, neste sábado (17/12), a Operação RS Verão Total, que vai reforçar os serviços e a atuação das forças de segurança do Estado no Litoral, na Costa Doce, na Serra, nas regiões de fronteira e nas cidades com águas internas durante a temporada de verão.

O sábado de sol e calor deu o tom ideal para o evento de abertura, que ocorreu na beira-mar de Capão da Canoa com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da primeira-dama Sônia Vieira, de secretários de Estado, do governador eleito, Eduardo Leite, e do vice-governador eleito, Gabriel Souza.

Ranolfo assinou decreto transferindo a sede do governo do Estado para Capão da Canoa durante este sábado (17), para prestigiar o evento.

“Esse é um dia exemplar para essa abertura, anunciando um verão que certamente será muito bem aproveitado pelos gaúchos e por todos os turistas que visitam nosso Estado na alta temporada. A operação, que já é tradicional, se dá em razão da grande transferência de pessoas para o litoral durante o verão, e o Estado precisa também transferir recursos humanos e investimentos para esses locais neste período”, disse o governador.

Durante o evento, Ranolfo também anunciou que o edital para a construção do viaduto da Estrada do Mar com a ERS-407, assim como o da duplicação da rodovia entre Capão da Canoa e Xangri-lá, serão lançados ainda neste ano.

O secretário de Turismo e coordenador da Operação RS Verão Total, Raphael Ayub, elencou os investimentos aportados e destacou a integração. “É uma operação totalmente transversal, que engloba todas as secretarias. Fizemos todo o necessário para que a operação ocorra da melhor maneira possível. Neste ano também com um olhar muito voltado para o turismo”, disse o secretário.

Até março de 2023, 37 órgãos e entidades do Estado vão atuar de forma integrada, em parceria com prefeituras, para garantir a ampliação dos serviços nas cidades que costumam receber grande número de visitantes na alta temporada.

Os municípios terão presença reforçada de guarda-vidas, policiamento, operações de trânsito – como a Balada Segura –, ações de acessibilidade – a exemplo do Rede Praia Acessível –, monitoramento da qualidade das águas, por meio do Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de investimentos na rede de saúde e em infraestrutura viária.

A segurança pública será a área mais reforçada, com 5.398 agentes de segurança atuando na operação – entre Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS).

Corpo de Bombeiros Militar

A operação vai contar com 1.004 guarda-vidas, sendo 590 militares e 414 guarda-vidas civis temporários. A partir deste sábado (17), 544 guarda-vidas do CBMRS já estão atuando nas guaritas. Outros 46, cedidos pela Brigada Militar, vão se somar à operação nos próximos dias.

A partir de 24 de dezembro, serão agregados ao efetivo mais 274 guarda-vidas civis e, em janeiro, outros 140.

Os agentes vão garantir a segurança dos banhistas, inicialmente em 214 guaritas. Ao longo da operação, a estimativa é que 272 postos de salvamento estejam ativados.

Além disso, 91 bombeiros militares estarão operando em combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e em segurança contra incêndios. Eles vão se somar aos 397 que fazem parte do efetivo orgânico.

O CBMRS vai utilizar ainda 56 viaturas leves, nove pesadas e 12 moto aquáticas, ampliando a cobertura de vigilância além do habitual serviço integrado com as aeronaves do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAv-BM).

Acessibilidade

O RS Verão Total também abrangerá ações voltadas para pessoas com deficiência física e idosos com mobilidade reduzida. A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), vinculada à Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (Sicdhas), desenvolve o projeto Rede Praia Acessível. A iniciativa pretende oferecer a esses grupos uma alternativa de lazer nas praias e balneários do estado, utilizando cadeiras anfíbias.

A Faders firma convênios com as prefeituras, que permitem o empréstimo dos equipamentos, e fará a entrega de 50 cadeiras anfíbias para os municípios conveniados, na abertura oficial da operação. Na ocasião, haverá simbolicamente o primeiro banho de mar assistido da temporada.

Quer ler a matéria completa, com informações das outras secretarias e vinculadas da SSP? Acessa o site do Governo do Estado, clicando aqui!

Texto: Thamíris Mondin, Kelly Motter/Ascom SSP e Ascom Setur
Edição: Secom