A Vasco Imports, loja de autopeças que pegou fogo e foi demolida na entrada do Vale da Muriçoca, em Salvador, na última segunda-feira, 27, não tinha o auto de vistoria dos bombeiros. A informação foi revelada na terça-feira (28), pela corporação.
“O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB, é o documento que regulariza aquela edificação junto ao Corpo de Bombeiros. Aquele documento vai garantir que aquela edificação tem todos os equipamentos necessários para fazer a correta evacuação das pessoas que trabalham naquele estabelecimento, que moram e que tem todos os equipamentos em condições de funcionamento para fazer o combate ao princípio de incêndio", disse o major Antônio Ribeiro, que faz parte do Comando de Operações Técnicas e de Pesquisa da Bahia.
O AVCB foi implementado em 2015 e todos os estabelecimentos comerciais devem se regularizar com o documento. No entanto, a ausência do AVCB não não impede os estabelecimentos de funcionar.
"Seja um extintor, um hidrante, o chuveiro automático. Tudo isso é verificado na análise do projeto daquela edificação. Essa loja não tinha o AVCB”, afirmou Ribeiro.
Ainda assim, as empresas que tiverem o alvará de funcionamento, mas não possuírem o AVCB podem sofrer sanções que vão desde uma advertência até a interdição do imóvel.
“Em relação ao AVCB, muitas empresas já funcionavam antes da publicação do nosso projeto, em 2015 e não se regularizaram”, falou o major.
Foto: Olga Leiria