Militares do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro se deslocaram para Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, para auxiliar a população atingida pela cheia do rio Jari, que subiu 2,75 metros e obrigou 92 famílias a deixarem as casas até a manhã desta quarta-feira (16).

As residências parcialmente inundadas em vários bairros da cidade começaram a receber água potável, distribuída numa embarcação com caixas d'água. Em pontos menos alagados, a distribuição acontece com carros-pipa. Além das casas, quatro escolas municipais, três estaduais e um posto de saúde foram atingidos pela enchente.

Ainda nesta semana, pelo menos 1,9 mil kits de ajuda humanitária enviados pelo Ministério da Integração Nacional serão distribuídos para as vítimas. As famílias destinadas foram cadastradas na última cheia registrada na cidade em abril.

Os kits são compostos por cestas básicas, colchões, água mineral, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de itens destinados para crianças e idosos.

Nesta quarta-feira (16) uma comitiva do Governo do Estado com o governador Waldez Góes e secretários se deslocou para a região, assim como o Exército, que enviou 40 militares.

A Defesa Civil e a Guarda Municipal de Laranjal do Jari disponibilizaram dois telefones de emergência 24 horas para as famílias que precisarem ser removidas para o abrigo.

  • Defesa Civil Municipal: (96) 99114-8806
  • Guarda Civil Municipal: (96) 99136-1561

Fonte:  John Pacheco, G1 AP, Macapá