Em visita técnica conduzida por representantes da Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas conheceram, na quinta-feira (31), as áreas afetadas pela instabilidade em decorrência da mineração nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A visita faz parte do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da corporação.
Os militares conheceram o trabalho do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec) da Defesa Civil de Maceió e tiraram dúvidas sobre o trabalho de monitoramento de feições realizado nos bairros.
A diretora de Operações de Proteção e Defesa Civil da Compdec, Joanna Borba, explicou sobre os estudos que existem referentes ao problema de instabilidade de solo que afeta os três bairros, sobre o Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil e os tipos de risco na área afetada.
De acordo com o subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, major Roberto Wanderley, a visita técnica faz parte do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, com oito capitães participando. “Esta visita servirá de base para o Plano de Contingência do Corpo de Bombeiros, onde são apontadas as ações e atuação em caso de desastre. Eles propõem essa atuação em cada cenário”, destacou o oficial.
“Foi uma visita técnica importante inclusive para estreitamento dos trabalhos da Defesa Civil de Maceió e do Corpo de Bombeiros. Isso deve fortalecer as ações voltadas à população de Maceió”, completou Joanna Borba.