O Corpo de Bombeiros de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, realizou um parto inusitado na madrugada de quarta-feira (9). Uma mãe de 26 anos, grávida de gêmeos, teve um dos bebês dentro de uma ambulância em movimento – o outro nasceu minutos antes do atendimento, em casa.
"Eu achei que ia dar tempo de chegar ao hospital", comenta a mãe, Fabiele dos Santos.
A equipe foi até o local com a maca. Quando chegaram à residência, os bombeiros já encontraram o primeiro bebê, Vicente, nos braços da família. Já a menina nasceu dentro da viatura em meio ao percurso em direção ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Rosário do Sul.
"Tenho muito a agradecer, eles me ajudaram bastante", agradece a jovem.
Os bombeiros receberam o chamado via 193 pouco depois da meia-noite de quarta. O soldado Alenir despachou a equipe formada pelos soldados Cássio e Marcel, além do sargento Rodrigo. O grupo teve dificuldade de ingressar com a ambulância na localidade onde a mãe vive.
"Duas crianças estavam esperando na beira da estrada, porque o acesso era difícil até a casa", relata o tenente Raul Sturmer, comandante do Corpo de Bombeiros de Rosário do Sul.
O tenente Raul Sturmer destaca que os bombeiros recebem treinamento para situações como essa.
"No curso de formação, existe um treinamento para parto e emergência. A gente faz o auxílio. Quando a criança nasce, a gente faz a aspiração da secreção das vias aéreas e coloca a mãe no mesmo nível em razão da circulação sanguínea", explica.
Como são prematuros, com sete meses de gestação, os bebês precisaram ser transferidos para Bagé, a 170 km da cidade. A mãe já está em casa, com o companheiro, e as crianças passam bem.