A médica Clarissa Both Pinto chegou ao plantão do Hospital de Caridade São Francisco de Paula às 8h da manhã deste domingo. Dez minutos depois, vítimas do vendaval que atingiu a região não paravam de chegar para receber atendimento. Até o início da tarde, foram somados 70 atendimentos, a maioria com ferimentos na cabeça, provocados pelo desabamento das casas. Um dos pacientes atendidos no hospital morreu.

Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos, morreu após ser atingido por uma barra de ferro na cabeça. Ele estava saindo da igreja Assembleia de Deus, quando foi ferido. O jovem chegou a ser socorrido pela Brigada Militar, mas chegou sem vida ao hospital.

Duas pessoas feridas com maior gravidade foram transferidas para hospitais de Canoas. Os feridos são um homem de 60 anos, com fratura em membro superior, e uma adolescente, com deslocamento de clavícula. O homem está no Hospital de Pronto-Socorro de Canoas, internado em estado grave e corre risco de morrer. A identificação dele também não foi informada.

Clarissa conta que toda a cidade está mobilizada na ajuda aos pacientes. Quatro médicos, dois deles cubanos que atendem pelo programa Mais Médicos, e outros cinco enfermeiros foram ajudar no atendimento.

Fonte: O Pioneiro / Foto: Maria Eduarda Giering