O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai lançar nesta terça-feira (26) o Sistema de Aplicativos de Chamada de Emergência (Sace). O lançamento acontece juntamente com a nova planta da indústria Positivo Tecnologia, na fabrica Boreo, localizada na rua Javari, nº 1155, bloco B, Distrito Industrial I, Zona sul de Manaus.
O comandante-geral do CBMAM, coronel QOBM Carlos Tupinambá, explica que o objetivo do Sace é melhorar o atendimento à população. “O intuito é a diminuição do tempo-resposta, tornando ainda mais eficiente o serviço fornecido ao cidadão, estabelecimentos comerciais e indústrias, enviando o suporte emergencial mais próximo e mais adequado para o tipo de emergência solicitada”.
Outra vantagem, segundo a corporação, é a diminuição do número de trotes, uma vez que o sistema identifica o local exato do solicitante e os dados do seu telefone móvel.
De acordo com o idealizador e desenvolvedor do Sace, capitão QOBM Marco Antônio Calmon Gama, o sistema é uma forma de otimizar o trabalho da corporação. “O Sace integra em tempo real os usuários, o Centro de Operações e as viaturas de emergência, com troca de informações essenciais de geolocalização, imagens, áudios, ligação telefônica e mensagens de texto de um acidente, desastre ou outra calamidade que necessite de um atendimento emergencial do Corpo de Bombeiros”.
Fruto de pesquisa
O novo sistema foi criado por profissionais do CBMAM em trabalho de pesquisa de Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Como base, foi tomada a experiência no atendimento das ocorrências, através de formulários de pesquisa.
Segundo o capitão Gama, o Sace é um sistema composto por três aplicativos, que se comunicam entre si.
“O primeiro, ‘Chamar Emergência’, foi desenvolvido para smartphone e/ou tablets e será disponibilizado para a população realizar a chamada de emergência georreferenciada de forma rápida e eficaz, com a possibilidade de enviar áudio e foto do local para o Centro de Operações. Este, operando o segundo aplicativo, ‘Gerenciar Emergência’, vai filtrar e dimensionar a melhor força operacional a ser empregada, direcionando a equipe mais próxima e mais preparada para atender esse chamado. A guarnição acionada, utilizando o terceiro aplicativo, ‘Atender Emergência’, fará o deslocamento até as coordenadas recebidas”.
Fonte: acritica.com