O governador Wilson Lima assinou decreto que convoca os bombeiros do quadro de saúde aprovados no concurso de 2009 para admissão e matrícula no Curso de Formação no Quadro Complementar de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na noite da sexta-feira (14).

Pelo decreto, o Corpo de Bombeiros fará a "notificação pessoal dos candidatos convocados", distribuídos por função que desempenharão na rede estadual de saúde, como médicos clínicos gerais, pediatras, ortopedistas, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais.

O projeto do governo é que o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona leste de Manaus, se torne um modelo de unidade com a atuação dos médicos militares. Além de atenderem à população no mesmo molde atual da unidade de saúde, chamado porta aberta, os bombeiros médicos estarão aptos e prontos para agir em casos de catástrofes naturais, entre outros que necessitem das forças militares.