O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), iniciou na segunda-feira (24), uma grande operação de vistorias técnicas em condomínios residenciais da região metropolitana de São Luís. A iniciativa tem foco na prevenção de incêndios urbanos e tem o objetivo de detectar possíveis irregularidades nos sistemas próprios contra incêndio.

De acordo com o CBMMA, somente ontem (24), cerca de 50 condomínios residenciais foram vistoriados. A operação segue nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), com a vistoria de mais prédios.

Segundo o Major Lisboa, os bombeiros estão fazendo um verificação completa nos condomínios. É verificada acessibilidade do prédio para a passagem de viaturas de combate a incêndio e vários elementos de segurança contra incêndio que precisam estar presentes, como extintores, alarmes de incêndio, luminária de emergência, sinalização de emergência e outros.

“Temos observado bastante a falta de manutenção de sistemas essenciais, as vezes os prédios tem determinados elementos conta incêndio, porém, estão sem a manutenção correta”, explica o Major Lisboa.

Entenda

As vistorias começaram a ser feitas depois de uma situação que chamou atenção na semana passada. Um apartamento pegou fogo no condomínio Punta Del Este, no Calhau. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi provocado por um curto-circuito no cabo de um ventilador.

Os itens de segurança do prédio estavam sem manutenção o que dificultou o trabalho dos bombeiros em controlar as chamas, já que o prédio não tinha a pressurização da água.