A Marinha informou ter enviado duas aeronaves para cidades do Sul da Bahia atingidas por fortes chuvas e registram alagamentos pelo quarto dia seguido. Os aviões operam a partir das cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas e chegam também em Itamaraju e Nova Alegria.
O esforço é no reconhecimento de áreas afetadas, busca e resgate, além do transporte de pessoal e material. Segundo nota à imprensa, o Comando do 2º Distrito Naval iniciou na sexta-feira (10) o trabalho de apoio, com emprego de pessoal e equipamentos, por meio de coordenação da Defesa Civil Nacional.
Na tarde deste sábado (11), uma aeronave decolou de Porto Seguro e levou para Itamaraju cinco funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 120 kg de medicamentos. Em seguida, transportou para Nova Alegria cinco bombeiros militares e até 600 kg de carga contendo cestas básicas com alimentos e água.
“Em paralelo, militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) estão em deslocamento para o sul do Estado, levando viaturas, equipamentos e botes, que poderão ser empregados no suporte ao abastecimento, desinterdição de estradas e demais apoios que se fizerem necessários”, finalizou a Marinha na nota divulgada.
Já são 25 municípios das regiões sul e extremo sul da Bahia em situação emergência por conta do temporal provocado por um ciclone subtropical que se formou no oceano Atlântico.
As autoridades locais já registraram ao menos três mortes após desabamentos provocados pelas chuvas em Itamaraju, além de quatro mil desalojados e 500 famílias desabrigadas.