Uma criança foi encontrada morta no domingo (19) em Orlândia (SP) um dia depois de desaparecer durante uma chuva na cidade.

Pablo de Oliveira, de 10 anos, foi localizado pelos bombeiros no meio de galhos e pedras às margens do Córrego do Agudo no final da manhã após uma hora e meia de buscas. Ele foi reconhecido por familiares no local.

Segundo as equipes, o corpo estava a 400 metros de uma tubulação que fica dentro do Parque Municipal “Prefeito Cyro Armando Catta Preta”, mais conhecido como Parque da Gruta, área de lazer onde o menino esteve antes de desaparecer.

A suspeita é de que Pablo foi arrastado por uma enxurrada para o bueiro enquanto brincava com amigos.

Para a avó da criança, Antônia Maria Lima, a morte poderia ter sido evitada se a entrada da tubulação tivesse uma proteção. "Essas coisas são sem rumo mesmo. Esse bueiro aí era pra ter fechado há muito tempo, agora vai fechar, você vai ver", disse.

Um menino de 9 anos afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, que esteve com Pablo momentos antes de o menino ser levado pela tubulação. "Nós estávamos passando por ali, aí o Pablo escorregou lá e caiu no bueiro", afirmou.

Ele contou ainda que chegou a tentar ajudá-lo. "Peguei em um galho e segurei a mão dele e depois o galho quebrou e eu escorreguei."

Buscas

As buscas foram iniciadas pelo Corpo de Bombeiros no final da tarde de sábado (18) após uma forte chuva no município, mas precisaram ser interrompidas durante a noite e foram retomadas no início da manhã deste domingo.

Durante os trabalhos, o parque permaneceu fechado para o público.

"O bombeiro veio, deu uma resposta, fez algumas buscas também, mas devido ao grande volume de água o local estava muito seguro. Aí foram orientados que o serviço posteriormente seria realizado na parte da manhã e foi o que foi feito mesmo", afirmou o sargento do Corpo de Bombeiros Rodrigo Lima Santos.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura lamentou a morte, mas disse que não é possível afirmar que o menino entrou na tubulação antes de morrer e que funcionários públicos não só realizam a manutenção do parque, como também orientam os turistas.

No entanto, a administração municipal alegou que vai avaliar medidas em relação aos bueiros no parque.

"Serão realizados estudos pelo setor responsável, para verificar quais medidas poderão ser realizadas no local, quanto às tubulações de águas pluviais. A Prefeitura está oferecendo, desde o ocorrido, na tarde de sábado, todo o apoio à família da vítima deste trágico acidente", comunicou.