Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco e Major Cristiane Nunes, participaram nesta quarta-feira (11) da solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, às famílias dos bombeiros 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2º Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, que tombaram no incêndio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, no dia 14 de julho.

Em memória dos bombeiros a Assembleia Legislativa concedeu a mais alta honraria da Casa, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Gabriel Souza, destacou que sim, "o Corpo de Bombeiros não deixa ninguém para trás", ressaltando que os Militares deixam um exemplo de coragem.

A condecoração representa o agradecimento de todos os gaúchos, e para que não se esqueça o compromisso dos dois que dedicaram a vida à população. "Dedicar a vida aos outros é um ato de heroísmo", disse o presidente da AL/RS, que em nome dos 55 deputados e de todo o povo do RS pediu uma salva de palmas aos bombeiros.

A esposa do 1° Tenente Almeida, Alessandra Ceci dos Santos, ressaltou o excelente marido, pai, amigo, irmão, filho, destacando a importância da valorização, amparo e reconhecimento. "Está linda profissão que exige atos de bravura e coragem deve ser valorizada", finalizou.

Kátia de Mesquita Munhós, esposa do 2° Sargento Lúcio, muito emocionada passou a palavra para o sobrinho Leonardo Munhoz, que destacou a falta do tio para toda família. "Meu tio descobriu o que amava fazer, ele amava ajudar o próximo. Como bombeiro, no anonimato da farda, amava cada momento, mesmo quando estava de folga", disse, ressaltando que amar e transmitir o amor até o último dia deste plano foi a missão do 2° Sargento.

O Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, ressaltou que os bombeiros que faleceram no exercício de suas atividades sempre serão lembrados com carinho. "Eles sempre foram colegas muito queridos e por onde passaram deixaram suas marcas, iremos sempre lamentar a partida precoce de ambos, mas temos certeza que o falecimento dos colegas não será em vão", disse.

O Comandante Geral do CBMRS, Coronel Cesar Eduardo Bonfanti, destacou que esse é o mais difícil discurso no período de um pouco mais de dois anos como Comandante. "Perdemos dois amigos, a Instituição, os 3 mil bombeiros da ativa e todos os aposentados sentem muito, mas o que nos conforta é saber que estes dois companheiros se dedicaram ao máximo a população de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul", afirmou, ressaltando que os dois bombeiros tiveram uma parcela significativa das melhorias aos servidores do Estado.

A ABERGS ao comparecer mais uma vez presta sua homenagem aos nobres colegas que cumpriram sua missão de forma grandiosa e que deixam um legado de compromisso e amor pela profissão.

Autoridades municipais, estaduais e militares também estiveram presentes na homenagem.

ABERGS 

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!

 

Bombeiros que morreram no combate à incêndio na SSP são homenageados na Assembleia Legislativa