A 2ª Companhia Independente de Bombeiros iniciou neste final de semana a Campanha de prevenção de incêndios em vegetação. Como medida preventiva, os bombeiros estiveram em locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e lotes vagos, onde orientam e conversam com moradores. São repassados folhetos com dicas e medidas preventivas de como evitar esse tipo de ocorrência. As equipes trabalharam na manhã dos dias 16 e 17 para instruir a população de Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Santa Cruz de Minas.
Em Lafaiete, os bombeiros estiveram presentes na unidade da Companhia independente, localizada na rua Santa Matilde, no bairro Santa Matilde. Em Congonhas, na rua Assembleia de Deus, no bairro da Consolação e em Santa Cruz de Minas, na avenida Ministro Gabriel Passos.
Barbacena
Na manhã de 17 de maio, os bombeiros de Barbacena estiveram na rua Luiz Bertoletti, no bairro Monte Mário, onde verificaram diversas lotes vagos e residências. Os moradores foram orientados a tomar medidas preventivas.
O Sr. Geraldo de Oliveira, de 49 anos, residente nas imediações, recebeu os bombeiros em sua residência e disse estar satisfeito com o tipo de trabalho desempenhado pelos militares. Segundo ele, foi importante o esclarecimento para manter os lotes limpos, uma vez que isso evita o surgimento de animais peçonhentos e a proliferação de mosquitos e outras pragas.
O sargento Marcos Siqueira, componente de uma das equipes de vistoria enfatizou a relevância da conscientização. "É muito importante esse trabalho realizado pela corporação, pois evitamos a ocorrência de incêndios e orientamos os moradores das medidas preventivas que deverão adotar. São elas: limpeza do lote, construção de aceiros e evitar o uso de queimadas, que podem fugir do controle, causando sérios prejuízos".
O tenente Élio, que comandou as operações, também se pronunciou. "A ação que passa a ser diária, é considerada importante, e a sociedade é nossa parceira neste trabalho, pois somente no ano de 2019 foram registrados mais de 500 incêndios em vegetação na região da 2ª companhia Independente de Bombeiros e, afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar”, alertou.