O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros (CB) deflagrou a operação “Alerta Vermelho” para vistoriar supermercados e estabelecimentos similares. Foram visitados 68 empreendimentos nas cidades de Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama. No total, 38 apresentavam irregularidades (55,8%) e três foram autuados. As vistorias ocorreram na sexta-feira (6).

Tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM, falou sobre a ação com o Jornal da Manhã e lembrou que operações assim são fundamentais, pois têm como foco a prevenção de possíveis acidentes e ocorrências. “As pessoas às vezes se incomodam com os custos da prevenção. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um número interessante. Para cada R$1 investido na prevenção, seja na instalação de um corrimão, na instalação de imunização de escadas, o comerciante economiza R$8 na reparação de danos”, orienta.

Passos aponta que o desejo do 8º BBM é que, em caso de emergências, haja apenas prejuízos materiais e não prejuízos humanos. Para isto, é imprescindível que o estabelecimento esteja com todos os dispositivos de acordo com o Projeto de Prevenção (PP), que é exigido pelo CB.

Atualmente, esses PPs são fáceis de serem enviados ao CB, que os recebe até por meio do site www.bombeiros.mg.gov.br, na aba “regularize seu imóvel” e são todos digitalizados.

Segundo balanço da operação, menos da metade dos estabelecimentos, 30, apresentavam situação de acordo com o que é exigido.