Na terça-feira (30.01), o Governo de Minas anunciou uma ação inédita para o Carnaval 2024: o Plantão Integrado Acolhe minas. A iniciativa objetiva fornecer atenção especial às mulheres que precisem de apoio em situações de violência, especialmente em casos de importunação sexual que é o principal tipo de violência nesse período, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
O serviço funcionará de 10 a 13 de fevereiro, das 10h às 19h, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) - prédio verde -, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
O evento contou com a participação do governador do Estado, Romeu Zema e autoridades civis e militares. O CBMMG esteve presente com uma comissão de seis militares para mostrar o seu apoio à causa. Além dos militares, um dos destaques do evento foi a mascote Faísca que, juntamente com o bloco de carnaval feminino “As Charangueiras”, entoaram a marchinha “Sou dona de mim” como forma de valorizar a iniciativa.
Segundo o tenente-coronel Bruno Barbosa de Menezes que, na ocasião, representou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, “todos os militares empenhados no carnaval tem treinamento especifico para identificar e acolher possíveis vítimas de violência, especialmente assédio e/ou importunação sexual, garantido um atendimento com privacidade e respeito.”