É cada vez mais preocupante a falta de chuvas em Minas Gerais. Das 22h de sexta até a manhã da segunda-feira (16/8), o Corpo de Bombeiros registrou cerca de 200 chamadas de incêndio em todo o estado, sendo que, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram 163 chamadas, entre matas e residências.
Os maiores incêndios em mata ocorreram no sábado, em Poços de Caldas, onde foram queimados 75 hectares em mata preservada, e 50 hectares, em área preservada em Patos de Minas.
Também no sábado, um incêndio em vegetação causou grande preocupação em Guaxupé. Os últimos 40 dias registraram um aumento de 50% de fogo em mata em relação a igual período em 2020.
No domingo, em Belo Horizonte, 15 hectares da mata da Baleia foram queimados e foram necessárias cinco horas para controlar o fogo. Em Montes Claros, um incêndio consumiu cinco mil metros quadrados de mata preservada. Em Araguari, 13 mil metros de pastagem foram incinerados.
Paracatu
Na segunda-feira (16/8), a concessionária Via 040 solicitou ajuda dos bombeiros para debelar o fogo às margens do quilômetro 36 da BR-040. O incêndio, na área da Mineradora Kinross, era de grandes proporções. O total da área queimada não foi levantado, mas o combate ao fogo durou cerca de 10 horas.