Corpo de Bombeiros e Samu iniciaram ontem sequência de treinamentos para aprimorar os atendimentos conjuntos das duas corporações. Um acidente foi simulado, onde os agentes puderam experimentar como o processo se dará na realidade.
A atividade contou com 44 profissionais do Samu, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Bombeiros militares especializados em resgate em graves acidentes de trânsito demonstraram as técnicas de retirada e os médicos do Samu, de maneira conjunta, definiram prioridades de atendimento.
O treinamento simulou acidente com cinco vítimas, sendo três presas às ferragens. Foram verificados vários aspectos importantes como, por exemplo, a humanização do atendimento, ainda durante as manobras, à vítima de trauma nos acidentes automobilísticos.
O trabalho proporcionou aos participantes melhores condições de atendimento, bem como controle efetivo, de maneira inteligente, de todos os recursos disponíveis. O estabelecimento de um posto de comando para coordenação das atividades em conjunto foi destacado de forma positiva na atividade.
Fonte: JM Online