O Corpo de Bombeiros de Uberaba atendeu no domingo (18) várias ocorrências de incêndios em vegetação. Uma delas no bairro Tiago e Jéssica, outra no bairro Parque dos Girassóis, Terra Nova e no Beija Flor.
De acordo com informações do militares, todas as ocorrências tiveram como origem a ação humana.
Em um dos locais o fogo foi ateado em área de aproximadamente 10.000 m².
Uma testemunha contou para os bombeiros, que viu um homem colocando fogo no local.
Na segunda-feira, 11, o Corpo de Bombeiros de Uberaba combateu incêndio em palhada de canavial no bairro Marajó, na saída para Campo Florido. De acordo com informações repassadas pelos militares, o incêndio também teve origem humana e iniciou no material deixado no solo após a colheita da cana.
No dia 3 de maio, um homem, de 49 anos, foi preso após atear fogo em capim seco em terreno vago no bairro Parque dos Girassóis 3. O fogo foi controlado após duas horas e meia, com o esforço de 11 militares, quatro veículos e até um drone em três frentes de trabalho.
O Corpo de Bombeiros alerta que atear fogo em vegetação é crime ambiental com pena entre dois a quatro anos de prisão e multa.
Pode haver consequências criminais também em queimas de lixo ou limpeza de lotes usando fogo, por causar poluição ao ar. Denúncias contra incêndios podem ser feitas pelos números 193 ou 181.