Em Varjão de Minas (noroeste do estado), uma onça suçuarana entrou em uma garagem e precisou ser retirada pelo Corpo de Bombeiros. O fato se deu no domingo (22/10). O animal arredio deu muito trabalho para os militares.

Para o caso, 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Patos de Minas, foi acionado. A equipe teve ajuda voluntária de um médico-veterinário (com pós-graduação em Anestesiologia) e apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente. Sendo assim, estratégias foram traçadas para a captura do animal.

O felino era de grande porte e oferecia resistência à aproximação dos militares. “Foram realizadas várias tentativas de captura com materiais adequados. Contudo, o animal conseguia se desvencilhar e fugir. A preocupação da equipe consistia na realização do trabalho de forma segura para a equipe, para o animal e para a população da cidade, com foco na contenção da onça dentro do terreno, uma vez que vários populares se aglomeraram nas imediações para acompanhar os trabalhos”, explicou a corporação.

Depois de cerca de três horas de operação, a equipe conseguiu sedar e capturar a onça, que depois de contida foi colocada em um gradeado de transporte.

Após a capturada, foi realizada uma avaliação pelo veterinário e feita a condução do felino pela Polícia Militar de Meio Ambiente ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – em Patos de Minas.

Trata-se de um animal macho adulto da espécie Puma concolor (suçuarana, onça-parda ou leão-baio), pesando aproximadamente 50 kg. Ele estava debilitado com quadro de desidratação e necessitava de cuidados veterinários.

 

Veja o vídeo do resgate clicando AQUI.