O governador Romeu Zema (Novo) visitou na quinta-feira (7), em Milão, no Norte da Itália, a fábrica de helicópteros da Leonardo Agusta, empresa que vai produzir dois helicópteros para o Corpo de Bombeiros de MG e participará da produção de blindados para o Exército Brasileiro.
A produção dos veículos militares na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas, conta com a parceria da empresa italiana. Ao lado de secretários e representantes da Invest Minas, Zema apresentou benefícios do estado para futuras expansões da empresa no Brasil. Atualmente, a Leonardo tem um pátio de manutenção e treinamento no interior de São Paulo.
O diretor de vendas da empresa no Brasil, Giuseppe Mignoli, destacou Minas como um dos lugares mais promissores do país, uma vez que o mercado de helicópteros, tanto públicos quanto privados, tem crescido nos últimos anos.
"Estava em Minas Gerais na semana passada para acompanhar o crescimento deste mercado. Minas é um mercado muito promissor, não só para helicópteros de bombeiros ou para uso público, mas também para o uso privado. Hoje, temos uma frota grande de monomotor e o processo é que cresça o mercado dos bimotores, que tem uma segurança maior e com veículos maiores. Minas é um dos estados mais promissores e por isso vamos estar presentes lá", conta Mignoli.
Segundo o diretor da Leonardo Agusta, até o final deste ano será entregue o primeiro helicóptero dos Bombeiros e no ano que vem será entregue a segunda aeronave.
Aproximação com empresas europeias
Para o diretor da Invest Minas, João Paulo Braga, a busca por aproximação do estado com grandes empresas europeias têm trazido resultados importantes. Ele explica que o processo de atração junto ao setor privado começa com a apresentação de benefícios para as empresas que têm interesse em expandir no Brasil, convencendo-as de conhecer melhor o estado.
"A Leonardo é uma empresa italiana muito forte, eles faturam 16 bilhões de euros por ano e têm diversas divisões, sendo a mais importante a de helicópteros. Estamos conversando com eles há algum tempo, até porque são parceiros da Iveco, em Sete Lagoas, que fornecerá tanques blindados para o Exército Brasileiro", conta João Paulo.
"Hoje conhecemos a divisão de helicópteros, lembrando que Minas tem uma expertise importante no setor aéreo, com centros de manutenção da Gol, da Azul, e uma fábrica de helicópteros no Sul de Minas e também um centro de tecnologia da Embraer. Então, viemos mostrar que Minas têm capacidades de abrigar instalações da Leonardo", explica o diretor da Invest.
O governador Romeu Zema ressaltou a antiga ligação das empresas italianas com Minas Gerais e citou a intenção do estado de usar parcerias com instituições de ensino, como a UFMG, para garantir mão de obra qualificada para futuras instalações de empresas de tecnologia em Minas.