Seis militares do Corpo de Bombeiros que participaram da Missão Brasileira na Turquia, desembarcaram no sábado (25) no Aeroporto da Pampulha e foram recebidos com festa pelos familiares. Eles ficaram 18 dias em missão e 14 em campo. 

Ao todo, participaram dos trabalhos militares de Minas, São Paulo e Espírito Santo. Eles chegaram ontem à tarde no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e chegaram hoje à capital mineira. 

As equipes concentraram suas ações nas cidades de Kahramanmaras e Hatay, na Turquia. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o balanço final é de 46 operações de busca e salvamento e 74 atendimentos médicos.

"Destaca-se que as operações conduzidas pelas equipes brasileiras foram reconhecidas e elogiadas pelas autoridades turcas. A missão pôde ainda apoiar ações humanitárias de assistência pós-desastre, como distribuição de cestas básicas e atendimento médico", diz comunicado oficial do Itamaraty.

A atuação foi voltada, principalmente, para a busca e resgate de pessoas vivas e de corpos para a devida despedida de familiares. Alguns equipamentos como um detector de vida foram levados para o país. 

Durante a atuação, os militares foram surpreendidos por um novo tremor de terra. Até o momento, segundo os governos da Turquia e da Síria, já foram registrados mais de 50 mil óbitos em decorrência do desastre.