O motorista de um ônibus escolar morreu eletrocutado na manhã desta terça-feira (25), no interior de Dilermando de Aguiar, na Região Central do Rio Grande do Sul, conforme o Corpo de Bombeiros. Ele levava seis adolescentes para a escola quando o veículo encostou em uma fiação elétrica. Ao descer para verificar o que havia ocorrido, acabou recebendo a descarga.
Glênio Irineu Sarturi, de 47 anos, morreu no local. Ainda segundo os bombeiros, os alunos ficaram cerca de uma hora e meia trancados dentro do veículo até que a energia elétrica fosse desligada na região. Devido ao superaquecimento, três pneus chegaram a estourar.
A monitora Eliane Mazzardo, que estava no ônibus, conta que o motorista viu os fios e achou que poderia passar. Mas, ao descer a escada, acabou atingido. O veículo ficou energizado. A monitora lembra que pediu para que os alunos sentassem e ficassem calmos "para evitar uma tragédia maior". Foi ela quem ligou para pedir ajuda.
"Na hora que ele foi, não deu uns 15 segundos, deu um barulho, um choque (...) Depois, as últimas palvras dele foram: 'vamos sair daqui'. Ele deu um pulo, caiu, e na hora que ele pisou na escada já foi eletrocutado, caiu no açude...", lembra um dos alunos, de 13 anos, com identidade preservada.
Uma equipe da companhia de energia elétrica AES Sul também foi até o local para desligar a energia. Por meio da assessoria de imprensa, a empresa diz que investiga o caso e vai se manifestar tão logo tiver informações e o levantamento da situação.
Conforme o sargento Fonseca, do Corpo de Bombeiros, a borracha, que é isolante, salvou quem estava dentro do ônibus.
A vítima da descarga elétrica trabalhava na empresa de transporte há três meses. Um outro ônibus foi acionado e levou os seis alunos para casa. A aula na Escola Valentim Bastianello foi suspensa nesta terça-feira.
Fonte: G1 RS - Vanessa Backes
Foto: Germano Rorato / Agência RBS
** Leia também Motorista morre eletrocutado quando levava alunos para escola de Dilermando de Aguiar