O comando do 5º Grupamento de Bombeiros Militar iniciou  no último domingo (19), a Semana de Prevenção a Acidentes por Afogamento, em Três Lagoas, município a 326 quilômetros de Campo Grande. Segundo a assessoria, o objetivo é instruir a população e ensinar como reagir a situações extremas, como as de afogamento, por exemplo.

O lançamento aconteceu na orla da Lagoa Maior e contou com a presença de de um contingente do Corpo de Bombeiros, comandado pelo tenente Samuel Pedrozo Borges e representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Bombeiros do Amanhã”.

Nesta primeira ação, também realizada no Balneário Municipal, houve panfletagem de material educativo sobre medidas de prevenção de afogamentos para que as pessoas tenham um “Verão Seguro”, conforme o corpo de bombeiros.

De acordo com o Ten. Pedrozo, nos dias da campanha, serão intensificadas ações nos que diz respeito a prevenção, através de panfletagem e palestras em escolas, onde os participantes serão orientados sobre como prevenir acidentes por afogamento.

Acidentes

Até 31 de outubro deste ano, ocorreram 12 acidentes de afogamento e registrados nove óbitos. Entre os mortos por afogamento, duas crianças. Atualmente, os dados revelam que a cidade tem índice de ocorrências por volta de 25% das que são registradas em todo o Mato Grosso do Sul, conforme informações do corpo de bombeiros.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, em 2016 foram registrados nove afogamentos que resultaram em cinco mortes. 

Fonte: Luan Saraiva / Capital News