Para qualificar e reforçar a frota, o governador Reinaldo Azambuja entregou na segunda-feira (14) 10 novas viaturas de resgate para o Corpo de Bombeiros, que serão repassadas a 10 municípios. O investimento será de R$ 2,9 milhões, com o objetivo de melhorar o atendimento à população.
“São veículos importantes, que fortalecem as estruturas municipais de apoio e combate à pandemia, com unidades de resgate com todos os equipamentos necessários, para agilizar o transporte de pacientes. Esta já é a quinta entrega que realizamos neste ano para as forças de segurança”, descreveu o governador Reinaldo Azambuja.
O governador entregou as chaves aos comandantes das unidades do Corpo de Bombeiros das regiões e aos prefeitos dos dez municípios, em uma solenidade restrita, seguindo todos os protocolos de biossegurança. “Mostra nossa preocupação em criar uma estrutura robusta que possa ajudar a proteger vidas”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, ressaltou que as unidades serão entregues para municípios estratégicos no apoio às ações contra a pandemia. “Apoiar a saúde atendendo locais de acidentes com estrutura adequada e atendimento célere às vítimas é fundamental. São viaturas de última geração para este trabalho”.
A entrega é mais um investimento na área de segurança. “O Corpo de Bombeiros nunca teve um investimento tão intenso, com viaturas novas em diferentes modelos, como unidades de resgate, combate a incêndio no Pantanal e até aeronave que está sendo licitada”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.
Irão receber as novas viaturas as unidades de Amambai, Caarapó, Fátima do Sul, Coxim, Costa Rica, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina e Paraíba. Os veículos são Mercedes Benz-416 Sprinter, tipo furgão, que tem custo de R$ 293.646,00 por unidade.
Salvamento
As novas viaturas serão usadas para atendimentos às vítimas de acidentes que precisam de uma ação emergencial, antes de serem levadas aos hospitais. Elas possuem equipamentos que permitem a tripulação prestar os primeiros socorros, para estabilizar, imobilizar e transportar o paciente de forma adequada.
Um dos contemplados, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, agradeceu a ajuda do Governo do Estado. “Além de prestar assistência em resgate para acidentes, ainda vai nos dar suporte para atender pacientes com Covid que precisam ser levados aos hospitais”.
Já está previsto que em breve mais 34 municípios também receberão novas unidades de resgate, para reforçar a estrutura e frota do Corpo de Bombeiros em diferentes regiões do Estado.
Além do governador e dos prefeitos, participaram da solenidade os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Sérgio de Paula (Casa Civil), Antônio Carlos Videira (Segurança), o secretário-adjunto de Infraestrutura, Pedro Caravina, e o deputado federal Loester Trutis.
Leonardo Rocha, Subcom