O nascimento de um bebê em Florianópolis, na tarde de sábado (23), mobilizou a equipe do helicóptero do Corpo de Bombeiros até a localidade da Costa da Lagoa, região em que o acesso é feito por meio de trilha ou barco. A mãe Jaqueline Brun Muller, de 33 anos, sentiu as primeiras contrações no fim da tarde, chegou a tentar caminhar por um trecho da mata, mas precisou fazer o parto na casa de um vizinho.
Os bombeiros foram chamados por volta das 17h. Quando a bolsa estourou, ela, o marido e dois filhos mais novos começaram a fazer a trilha a caminho do hospital. No entanto, as contrações ficaram mais fortes e foi preciso pedir ajuda.
"Descemos a trilha para chegar ao hospital, ligamos para a parteira e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chamou o helicóptero. As contrações começaram de um minuto em um minuto e deu tempo de chegar no vizinho, que cedeu a casa. Foi muito emocionante", disse Jaqueline.
O menino nasceu saudável. A parteira e doulas que estavam no momento do parto prestaram apoio para a mãe. A equipe dos bombeiros chegou em seguida e realizou os primeiros atendimentos. Ela e o bebê foram levados ao hospital em seguida para seguir o protocolo de atendimento.
Lençol para demarcar o local de pouso
Segundo o tenente Jefferson Machado, um lençol branco foi colocado por um morador da localidade para demarcar o pouso do helicóptero em uma praia mais próxima da costa. Quando os bombeiros chegaram, uma embarcação pequena de um dos moradores levou os socorristas até a mãe e o bebê.
"Quando chegamos, o bebê já tinha nascido, só que eles ainda necessitavam de atendimento. A equipe verificou a questão do cordão umbilical e realizou os primeiros atendimentos", explicou Machado.