O nível do Guaíba permanece acima da cota de inundação, nas primeiras horas desta terça-feira (19), na região da Ilha da Pintada. De acordo com a Defesa Civil municipal, a régua manual está em 2m36cm conforme a medição das 7h. O índice significa 16 centímetros acima da cota de inundação que é 2m20cm. Ontem, a Defesa Civil da Capital já havia emitido alerta para chuva volumosa e registrado o atingimento da cota de inundação.

Conforme a prefeitura, o abrigo montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, não recebeu nenhuma pessoa desde a tarde passada. Uma família que foi removida de casa não quis ir para o abrigo e optou por se dirigir para a residência de familiares. 

No Cais Mauá, o nível, também às 7h, estava em 2m64cm, um pouco acima da cota de alerta, de 2m55cm. A cota de inundação no Cais é de 3m.

A elevação do Guaíba é decorrente das chuvas que caíram nas últimas semanas em várias regiões gaúchas, aumentando os volumes hídricos do sistema Jacuí/Taquari. 

Em Eldorado do Sul, não apenas devido ao Guaíba como também pelo Rio Jacuí, há diversos registros de ruas alagadas, especialmente nos bairros Cidade Verde, Picada, Vila da Paz e Sans Souci. Pelo menos 20 pessoas foram abrigadas no ginásio do Loteamento.

 

Imagem: Ronaldo Bernardi / Agência RBS