Câmeras do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco, flagraram o momento em que os militares correm para atender ao pedido desesperado dos pais para salvar Rael Jesus, de apenas 5 meses, que estava engasgado. O caso ocorreu na noite da quarta-feira (3).
Os pais moram no bairro Rui Lino, a uma quadra do batalhão. O vendedor Rafael dos Santos, pai do menino, conta que ele tinha acabado de mamar e começou a se engasgar.
“Foi um susto gigante, porque ele se engasgou e a gente não conseguiu fazer ele voltar a respirar. Até que minha mulher lembrou de levar até os bombeiros, que fica perto daqui. Fui desesperadamente para lá”, conta.
Dirigindo na contramão, os pais pararam em frente ao portão do batalhão e começaram a pedir socorro. Pelo vídeo, é possível ver que começa uma correria para salvar a criança. O atendimento foi feito no portão do batalhão.
“Ele tinha acabado de mamar e ele deve ter se engasgado com o próprio leite. A gente chegou buzinando, pedindo socorro e logo eles chegaram abrindo o portão e fazendo o que tinha que fazer”, relembra.
A técnica usada foi a da tapotagem, quando se usa manobras ou percussão torácica com as mãos para eliminar secreção nos pulmões. Os militares levaram um minuto para fazer a criança voltar a respirar.
Rael é o primeiro filho do casal. O vendedor conta que chegou a ficar desesperado. “É muito importante os bombeiros pra gente, porque eles estão sempre prontos para ajudar a população”.
O major Cláudio Falcão, dos bombeiros, disse que toda a corporação ficou muito feliz em poder ajudar o pequeno Rael. Nesta quinta-feira (4), os militares que fizeram o salvamento do menino foram até a casa dele, onde os pais puderam agradecer. O encontro foi transmitido pelo Jornal do Acre 1ª Edição.
“Nós bombeiros valorizamos todos os tipos de vida, com prioridade a vida humana, é claro. Queremos compartilhar com vocês nossa alegria de salvar vidas, o que fazemos todos os dias. É altamente gratificante ajudar, salvar e confortar pessoas”, pontua.