Nas férias de Eduardo Leite, o governador em exercício Gabriel Souza participou nesta quinta-feira (28) da tradicional competição entre guarda-vidas em Tramandaí, no Litoral Norte. Com o apito na boca, Gabriel sinalizou o início da atividade em que os profissionais militares e civis são motivados a se integrar e simulam salvamentos de banhistas na água.

Antes do exercício, o governador em exercício prestou homenagem pelo Dia Nacional do Guarda-Vidas e ressaltou que o efetivo do Corpo de Bombeiros foi fundamental ao longo de 2023 no resgate e salvamento de vítimas de 10 eventos climáticos diferentes, incluindo a enchente que devastou o Vale do Taquari, em setembro.

— Todas as nossas homenagens aos guarda-vidas e à corporação, pelo trabalho que foi fundamental, especialmente neste ano de tantos desafios. Nos momentos de lazer, a população do litoral e águas internas também pode contar com os guarda-vidas. Mais de mil homens e mulheres estão envolvidos durante toda a temporada de veraneio por meio das ações da Operação Verão Total — destacou Gabriel.

Desde o início da operação, em 16 de dezembro, mais de cem salvamentos já foram realizados pelos guarda-vidas no Estado. O número é seis vezes maior do que o registrado no mesmo período no ano passado.

Os serviços da Operação Verão serão ofertados pelo Estado até 10 de março de 2024.

 

Foto: Rodrigo Ziebell / GVG