No mês em que relembramos os dois anos do incêndio da Secretaria de Segurança Pública do RS – SSP/RS, onde os bombeiros militares 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa e 2º Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, tombaram no exercício da profissão, o vereador de Porto Alegre, Gilson Padeiro, nesta quarta-feira (05) homenageia os militares, dando seus nomes a uma praça de Porto Alegre.

Com a presença de familiares, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues – que liderou a equipe de buscas na época, como Comandante do 1º BBM – autoridades municipais e bombeiros militares, os militares foram lembrados por sua coragem e resiliência, já que mesmo estando de folga, ambos saíram de suas casas para ajudar os colegas que estavam no combate ao fogo, que reuniu mais de 200 bombeiros da Capital e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Da ABERGS, os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, e Adjunto de Secretariado, Tenente Coronel Ederson Franco, 1º Sargento Ubirajara Ramos e 2º Sargento Nelvio Rodrigues, participaram da homenagem, ressaltando a importância de não se perder a memória da perda destes militares, já que Munhós mesmo de folga, e Almeida como Oficial de Serviço, uniram-se aos demais colegas para apagar as chamas.

“Acompanhamos o incêndio, as buscas, a despedida e até hoje a partir de nossa assessoria jurídica as viúvas destes militares. Fomos colegas, aprendemos e certamente todos que conviveram sentem falta de Almeida e Munhós, por isso, fazemos questão de acompanhar e prestar todas as homenagens possíveis para estes dois bombeiros que hoje certamente atuam nas guarnições do céu”, disse o Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

No dia 14 de julho se completa dois anos da morte do 1° Tenente Deroci de Almeida da Costa, com 22 anos de serviço, e do 2° Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, há 31 anos na corporação.

A praça que recebeu o nome de Almeida e Munhós, está localizada na Rua Frederico Mentz, nº 135, no Bairro Farrapos, e antes era conhecida como Praça do Sesc, próxima a Arena do Grêmio.

 

Imagens: Thiago Oliveira/Gab. Ver. Gilson Padeiro - e Wilson Genês Cardoso.

  

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros.