Dois dias após o Corpo de Bombeiros de Sobral fazer a captura de uma cobra exótica, da espécie píton, no município de Mucambo, outro animal silvestre foi capturado na cidade de Frecheirinha, também na região Norte do Estado: um porco-espinho.
A captura ocorreu na tarde deste domingo (13), por uma equipe de resgate da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros. A solicitação foi feita por moradores à Polícia Militar, que acionou o Corpo de Bombeiros de Sobral.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o porco-espinho estava em uma casa no centro da cidade de Frecheirinha e, por volta das 14h, o resgate foi concluído. O animal foi levado para o Parque Nacional de Ubajara, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA), onde foi devolvido à natureza.
O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros, tenente-coronel Roberto Morais, disse que “é comum a captura e resgate de animais silvestres da fauna do semiárido em municípios da região, mas que a cobra exótica da espécie píton e o porco-espinho, foram os primeiros”.
O tenente-coronel Morais advertiu os moradores sobre a prática criminosa de criar animais silvestres. “Existe um mercado que vende pela internet animais silvestres e isso é crime”, pontuou. “Muitas vezes o criador fica temeroso com o crescimento do animal, teme uma denúncia e solta na natureza”.