No ano de 2014 foi aprovada a Emenda Constitucional 67, tornando independente o Corpo de Bombeiros da Instituição Brigada Militar. Desde então a Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) vem lutando para que a nomeação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) ocorresse o mais breve possível.
Encerrando definitivamente um ciclo e iniciando uma caminhada de muitos desafios, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira - 22 de agosto de 2017, a nomeação do primeiro Comandante e Subcomandante Geral do CBMRS, tornando esta data histórica para a Corporação do Rio Grande do Sul. Embora tardia, a nomeação marca a trajetória de vida de homens e mulheres que sonharam com a chegada deste dia, e a ABERGS, entidade representativa destes militares reafirma sua convicção de que o CBMRS e as pessoas que dele fazem parte tem todo conhecimento e capacidade para desenvolver e fortalecer esta nova Instituição que começa a organizar a casa conforme sua identidade.
A ABERGS parabeniza o Coronel Cleber Valinodo Pereira, e o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira, pelas promoções e ascensões respectivamente aos cargos de Comandante Geral e Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, conforme prevê a Lei Complementar nº 14.920 do ano de 2016.
A Associação deseja serenidade e sucesso para que os militares possam realizar um trabalho de concretização e fortalecimento deste novo órgão de Estado, que tem por objetivo maior atender a sociedade gaúcha, prestando serviços de excelência e de reconhecimento nacional pela sua competência.
Desejamos felicidades e agradecemos pela parceira, por todo empenho e trabalho dedicados pelo até então Comandante Coronel Adriano Krukoski, e Subcomandante Tenente Coronel Marcelo Gonçalves Maia, que sempre estiveram ao lado da ABERGS, durante os momentos de luta e dificuldades, transição e construção para buscar a independência do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.
Por fim, a ABERGS deseja sucesso e felicidade a todos os envolvidos, e reafirma estar à disposição do Corpo de Bombeiros Militar para que juntos a partir do diálogo, respeito, transparência, e de forma democrática possa auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento desta nova Corporação.
Vida longa ao Corpo de Bombeiros Militar!
ABERGS
Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros