A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, entidade representativa de Oficiais e Praças Bombeiros Militares, informa seus associados que desde a emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, em 2014, vem buscando com o Governo do Estado e o Comando da Instituição, a construção de uma carreira própria para esta nova instituição aos moldes dos demais Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, que possuem carreiras distintas da Polícia Militar, devido suas especificidades e missões Constitucionais.

A ABERGS acima de tudo, busca o embasamento para esta construção na legalidade das normas Estaduais e Federais. Em 2018, foi realizado pela entidade uma pesquisa nacional com todos Corpos de Bombeiros Militares, sobre a forma de estrutura, carreira e vencimentos e posteriormente um grande seminário técnico, denominado "Bombeiros que Queremos", com a participação dos cinco Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, que possuem semelhança com o Estado do RS, no que tange: número de efetivo da Instituição, geografia territorial, PIB, característica das ocorrências, entre outras peculiaridades.

A partir da explanação destas Corporações Coirmãs, foi debatido em Assembleia Geral, com Oficiais e Praças, a formulação de um documento ao qual traziam diretrizes para a construção de uma carreira própria. Por sua vez, este documento foi encaminhado ao atual Governador do RS, Eduardo Leite, Vice-governador Delegado Ranolfo Vieira Jr. e o Senhor Chefe da Casa Civil Otomar Vivian em visita a sede da ABERGS, que prontamente garantiram que o CBMRS teria sua carreira própria e seria construído a partir de um grupo de trabalho, onde haveria participação do Comando e da ABERGS.

No dia 30 de abril, a ABERGS reuniu-se com o Comandante Geral que confirmou que nas próximas semanas seria nomeado um Grupo de Trabalho para tratar da construção do Plano de Carreira do CBMRS.

Por fim, a ABERGS informa a seus associados que não irá tratar de assuntos referentes e pertinentes a Polícia Militar, pois já em reunião foi acordado com as entidades da Brigada Militar, que as tratativas deste tema, visto a legitimidade destas, seriam tratados por elas, e por sua vez os assuntos referentes ao Corpo de Bombeiros Militar, seriam tratados pela ABERGS.

Esta ação entre as entidades demonstra fidalguia e respeito, com os respectivos Comandos e militares de ambas instituições.

Assim que nomeado o grupo de trabalho e realizados debates construtivos, a ABERGS apresentará mais informações sobre as proposições, e ao final, para que seus associados opinem e votem no melhor modelo para a carreira.

A ABERGS e seus colaboradores objetivam nesse momento, envidar esforços para que todos sejam contemplados com uma carreira digna e promissora a começar pela instituição CBMRS, os Bombeiros Militares, o Estado do Rio Grande do Sul e o principal a Sociedade Gaúcha, que merece um Corpo de Bombeiros Militar prestando serviço de excelência.

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!