A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) se solidariza com o Comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, que foi exonerado de seu cargo, pelo governador Robinson Faria, por agir de acordo com os padrões de segurança do Corpo de Bombeiros Militar, e contra um pedido do governador.

O governador do Rio Grande do Norte, exonerou o Comandante porque ele se negou a cumprir sua ordem para liberar uma festa que não cumpria a legislação de segurança.

Como associação que representa Oficiais e Praças do Rio Grande do Sul, Estado que já passou por situações de profunda tristeza devido a tragédias, ressalta que o Comandante Monteiro agiu da forma correta, por isso corrobora com seu ato, lamentando o ocorrido e prestando seu mais profundo pesar por ter seu trabalho interrompido, e orgulha-se do homem forte que é, por ter tentado explicar e enfrentando a autoridade pública.

A ABERGS reafirma que o Comandante agiu de forma correta, já que se tratando de uma festa irregular, não haveria segurança às pessoas que prestigiassem o evento. O Comandante agiu como o esperado de um bombeiro, preservou vidas de algo que poderia ser trágico.

Espera-se que os gestores públicos, sejam eles Municipais, Estaduais ou Federais, respeitem e confiem no trabalho do Corpo de Bombeiros, que tem em sua missão de vida proteger e salvar vidas.

Lei se cumpre, não se explica, e o Comandante com a autoridade que lhe é competente cumpriu com a legalidade, contrário do governador que solicitou algo ilegal.

Todos os Corpos de Bombeiros do país trabalham para que os serviços sejam prestados com excelência, e foi isso que o nobre Comandante fez, uniu padrões de segurança a missão de proteger.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros.