Neste domingo, 06 de março de 2022, foi realizada a implosão do que restou do edifício da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, consumido pelas chamas no dia 14 de julho de 2021.

A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul - ABERGS, repudia veementemente o desfecho da implosão, que foi comemorado com inúmeros aplausos, gritos e euforia no local.

O investimento em segurança contra incêndio no edifício e no Corpo de Bombeiros Militar, poderia evitar a tragédia estrutural, que agora desprendeu recursos públicos para a realização da implosão e limpeza do local, este fato, por si só, já não há o que se comemorar.

Infelizmente o mais ultrajante, triste, revoltante, foi não respeitar os Bombeiros Militares que estavam no local e os familiares que acompanhavam a implosão.

Não podemos esquecer jamais, que dois grandes Bombeiros Militares tombaram nesta ocorrência, 1° Tenente Almeida e 2° Sargento Munhós, salvando vidas e protegendo o patrimônio público.

Ao invés de aplausos e euforia políticas, deveria se ter um mínimo de respeito e reflexão.

Esperamos que ocorra uma retratação deste ato desastroso, não só para com os Bombeiros Militares, mas para toda a Segurança Pública e Sociedade Gaúcha e que um monumento seja erguido para eternizar a memória daqueles que deram suas vidas para salvar e proteger.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!