A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul também foi surpreendida quando na sexta-feira (2), o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, foi anunciado como novo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Infelizmente a tragédia da Boate Kiss, marcou a trajetória política de Schirmer, fazendo com que o povo gaúcho veja a decisão do governo com olhos ainda mais inseguros. A ABERGS respeitosamente vê a escolha como equivocada, já que como representante dos profissionais bombeiros do Estado, lamentou e até hoje lamenta o ocorrido na cidade de Santa Maria. Esperávamos que para esta pasta, que enfrenta um dos maiores problemas do Estado e ao qual colocou o RS em destaque de maneira negativa no país, ao menos fosse indicado um profissional da área ou um especialista. 

Esperamos que a posição do então secretário Cezar Schirmer, seja diferente da do prefeito, e que possa ouvir não só as demandas da população gaúcha, mas que esteja aberto ao diálogo com todos os profissionais envolvidos na Segurança Pública, principalmente com políticas públicas voltadas ao Corpo de Bombeiros, para que tragédias como a da Kiss não aconteçam mais em nosso Estado. Enquanto prefeito, Schirmer sabia das deficiências dos bombeiros de Santa Maria, agora como secretário também saberá das necessidades dos Bombeiros do Estado.

Coordenação ABERGS